Soldado do 2º Pelotão de Patrocínio realizou treinamento de busca e resgate em Estruturas Colapsadas em Uberaba
O aumento das ocorrências envolvendo vitimas de catástrofes naturais nos últimos anos, tem aumentado a preocupação dos órgãos de defesa civil em todo o Brasil.
Em Minas Gerais de acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foram 239 casos de cidades que decretaram estado de emergência em 2011 e 2012. O levantamento mostra ainda, que mais de 10 mil pessoas ficaram desalojadas e cerca de 10 mil desabrigados, com saldo de 20 mortos, um desaparecido, além de vários danos materiais.
Sabendo da complexidade destas ocorrências, onde a tomada de decisão e o uso do equipamento correto é fundamental para o salvamento de vidas, O CBMMG tem desenvolvido ações estratégicas visando amenizar os efeitos e melhor atender vitimas de desastres.
Patrocínio por estar situado em uma região plana, não sofre grandes consequências com ocorrências de soterramento e desmoronamento, não sendo comum o registro de vitima fatal nestes atendimentos. Contudo são vários os casos de desmoronamento em construções civis, escorregamentos de terra em terrenos acidentados e alagamentos de vias públicas da cidade.
Apesar de não ser comum a evidencia de mortes em casos como estes, o 2º pelotão de Bombeiros militar e sempre o primeiro a ser acionado. Os Bombeiros Militares precisam saber lidar com a situação de risco iminente e ainda controlar o fator psicológico de estresse, ao saber que seres humanos dependem deles.
O comandante do Pelotão de Bombeiros de Patrocínio enviou, dia 20(domingo), a cidade de Uberaba um Bombeiro Militar para participar do curso de treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (TBREC).
O Soldado do 2º Pelotão de Patrocínio esteve durante sete dias aperfeiçoando os conhecimentos e aprendendo novas técnicas.
O curso foi realizado simulando uma grande ocorrência real, com cerca de 10 horas diárias de dedicação, enfrentando situações que reuniram testes de resistência física, psicológicos e intelectuais. O Sd Matheus foi exposto a situações adversas como em uma ocorrência que exige equilíbrio e controle emocional, fundamentais para obter um resultado positivo.
O curso foi coordenado pelo Ten Wenderson Marcelino (BH), formando 18 Bombeiros Militares de Minas Gerais e 02 do Rio de Janeiro, com inicio no Domingo (20) encerrando-se neste Sábado (26).
Com esta capacitação os Bombeiros estão aptos para atenderem ocorrências típicas do período chuvoso, formando núcleos de Intervenção em Emergências Ambientais podendo ser acionados como recurso a ser utilizado em áreas atingidas por grande precipitação pluviométrica, quando solicitado pelo Comando Operacional de Bombeiros.
SGT ARTUR – AUXILIAR DE COMUNICAÇÕES