Secretaria de Saúde implanta Protocolo Manchester nas Unidades de Saúde e Pronto Socorro


Versão para impressãoEnviar por E-mail
Segunda, 06 Fevereiro 2012 08:39

Protocolo de Manchester

A partir deste mês, os usuários que procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Bairros Morada Nova, Enéas e o Pronto Socorro serão recepcionados de forma diferente. Isto porque a Secretaria Municipal de Saúde está implantando o Protocolo de Manchester como instrumento de triagem na atenção primária.

O método do Protocolo de Manchester ajuda a identificar a real necessidade de um usuário que recorre às UBS relatando alguma doença aguda. Com ele, a atenção estará focalizada nos casos que exigem atendimento mais rápido e não mais na ordem de chegada do paciente.

Os profissionais que atuarão nas UBS foram treinados e capacitados pelo Canal Minas Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde.

Funcionamento

O protocolo é um método de abordagem dos pacientes que recorrem ao serviço de saúde. Com ele, o paciente, assim que chegar à UBS será encaminhado a uma sala de triagem onde um enfermeiro ouvirá sua queixa inicial. Em seguida, este profissional definirá qual a sua gravidade clínica e a qual especialidade ele deverá ser encaminhado.

Para realizar esta avaliação, o profissional deverá seguir os procedimentos indicados no protocolo. Estes procedimentos são linhas guias que permitem estabelecer qual o tempo de espera máximo de um paciente, de acordo com o seu quadro clínico. Este tempo varia com a gravidade da queixa relatada.

A cor vermelha significa emergência e tem atendimento imediato; a laranja indica casos muito urgentes; o amarelo significa urgente, Não é considerada uma emergência, já que o paciente possui condições clínicas para aguardar; o verde e o azul são considerados casos de pouca urgência e o braço, o atendimento pode ser agendável.

Pioneirismo mineiro

Minas foi o primeiro Estado no Brasil a utilizar o Protocolo de Manchester como instrumento de identificação de pacientes. Porém, o protocolo é reconhecido no mundo inteiro como uma maneira de organizar a entrada do cidadão no serviço.

O Protocolo foi aplicado pela primeira vez em 1997, na cidade britânica de Manchester e, rapidamente, foi implementado em vários hospitais do Reino Unido. Hoje é utilizado em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e Suécia.

Mais uma vez, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, promove condições e investimentos no setor de forma a melhorar o atendimento e a prestação do serviço de saúde em Patrocínio.

Postagens mais visitadas deste blog

Vulgo "Lelo", é preso fazendo uso de um cigarro de mesclado( crack com maconha).

Empossados os novos membros do CMDCA e do CMDPI